Tudo sobre colonoscopia
|A colonoscopia é um exame que avalia o intestino grosso e a parte final do intestino delgado.
É recomendada para pacientes que apresentam sintomas de origem intestinal como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal.
Para a população sem sintomas, com o objetivo de prevenir um câncer colorretal, o ideal é fazer o exame a partir dos 45 anos e repeti-lo a cada 10 anos. Para aqueles que possuem histórico de câncer de intestino na família, essa periodicidade e o seu início podem mudar, caso a caso.
Quanto à duração, a colonoscopia é um procedimento realizado em alguns minutos e o paciente é sedado durante todo o exame.
Nesta página, você encontra todas as informações necessárias sobre a colonoscopia: são 26 perguntas e respostas, além de dois podcasts que têm a ver com o tema, um vídeo, um livro digital gratuito (e-book) e até mesmo uma sugestão de cardápio para a véspera do exame.
Confira a seguir:
Entendendo a colonoscopia
- Pacientes com IMC > OU = 40 devem realizar o procedimento com um anestesista (é necessário informar no ato do agendamento);
- Pacientes com doenças crônicas descompensadas ou consideradas em condições de risco pela equipe médica poderão ter seu exame suspenso e/ou reagendado para ser realizado durante sua internação, de acordo com a avaliação médica;
- Quando o exame for realizado em condições insatisfatórias, ou seja, quando ainda houver presença de fezes no intestino, será emitido um laudo parcial e, provavelmente, o paciente terá a necessidade de reagendar o exame;
- Os pacientes com agendamento de preparo hospitalar são programados para o primeiro horário do dia. Eles são acomodados num quarto e iniciamos a medicação. Por não saber ao certo o horário que o cólon (intestino) ficará em condição ideal para a realização do exame, não é possível informar com precisão o horário da realização do exame. Normalmente, as colonoscopias começam a partir das 14 horas.
Fonte: AccCamargo