Senai-PE oferece 500 vagas em cursos gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social
|O Senai-PE está com 500 vagas abertas em cursos gratuitos de formação profissional nas áreas de logística, automotiva, alimentos e eletroeletrônica. As oportunidades são voltadas para pessoas em vulnerabilidade social.
A iniciativa surgiu em um termo de cooperação técnica com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE). O documento foi assinado ontem (29) na sede da DPPE e o prazo de vigência do acordo é de dois anos.
Entre o público-alvo destes cursos estão mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas em situação de rua e população privada de liberdade que estejam sendo atendidos pela defensoria. A seleção dos participantes é de responsabilidade do DPPE e as aulas serão feitas de forma presencial.
Após a conclusão do curso, os alunos receberão um certificado, que é emitido se o participante tiver frequência mínima de 75% de carga horária prevista e aprovação mínima de 70 pontos de exames finais de cada disciplina que compõem cada qualificação.
“O Senai á oferece a gratuidade regimental, que atende pessoas de baixa renda e, por meio dessa parceria com a DPPE, poderemos levar uma maior assistência para que mulheres tenham melhores oportunidades na indústria. E essa equidade de gênero no mercado de trabalho é um dos objetivos traçados pelo Pacto Global da ONU, do qual o Senai-PE é signatário desde o ano passado”, disse a diretora regional do Senai-PE, Camila Barreto.
“O importante da nossa atuação é beneficiar quem mais necessita. Encaminhar essas pessoas para uma qualificação profissional é muito importante e uma iniciativa mais abrangente da defensoria. Agradeço também aos colegas da DPPE, que têm vestido a camisa e pensado em ações para atender esses cidadãos”, registrou o defensor público-geral da DPPE, Henrique Seixas.
“Essa ação junto com a DPPE fortalece ações para públicos que precisam de uma maior atenção no campo da qualificação profissional. O Senai-PE, com sua expertise, vai apoiar essas pessoas, principalmente mulheres vítimas de violência, para viabilizar a empregabilidade e autonomia até mesmo como empreendedoras, propiciando desenvolvimento social e econômico”, comemorou a diretora de educação do Senai-PE, Ana Dias.
Fonte: Diário de Pernambuco