Pelas Eliminatórias, Brasil enfrenta Uruguai com formação que agrada Dorival
|Com uma formação que agrada o técnico Dorival Júnior, a Seleção Brasileira enfrenta o Uruguai nesta terça-feira (19), às 21h45 (de Brasília). O jogo, válido pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, será disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
Da base que tem sido titular, apenas o lateral-direito Vanderson não enfrenta o rival sul-americano. Ele foi suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos, e Danilo assumirá a vaga.
De qualquer forma, a equipe é praticamente a mesma que empatou com a Venezuela na última rodada. Raphinha deve exercer a função de meia, enquanto Savinho, Igor Jesus e Vinicius Júnior formam o ataque.
Gerson, apesar de ter sofrido com uma indisposição nos primeiros dias de estadia na capital baiana, tende a ser mantido entre os titulares. O jogador do Flamengo deve compor o meio-campo ao lado de Bruno Guimarães.
Na zaga, Marquinhos e Gabriel Magalhães começarão jogando. São os casos também do goleiro Ederson e do lateral-esquerdo Abner.
De olho na classificação
Neste momento, o Brasil tem 17 pontos e ocupa a quarta posição das Eliminatórias. As distâncias para a líder Argentina e para a sétima colocada Venezuela (que está em zona de repescagem) são de cinco pontos.
Já o Uruguai é o vice-líder, com 19. Dessa forma, caso vença nesta terça, a Seleção canarinho ultrapassa o rival e pode terminar a rodada na segunda colocação. Para isso, precisará torcer para que a Colômbia, que está em terceiro, não vença o Equador.
Retrospecto favorável
Para o jogo contra o Uruguai, o Brasil aposta no bom retrospecto em Salvador. Em 21 partidas disputadas na cidade, a Seleção nunca foi derrotado. São 14 vitórias e sete empates, com 60 gols marcados e apenas 22 sofridos.
Apesar do bom retrospecto, a última visita à capital baiana não terminou bem. Vaiado, o time canarinho empatou sem gols com a Venezuela, pela Copa América de 2019. A equipe, à época comandada por Tite, acabaria campeã daquela edição do torneio continental.
A maior goleada aplicada pelo Brasil em Salvador foi contra o Bahia, pelo placar de 8 a 1, em 1934.
Uruguai com desfalques
O Uruguai chega a Salvador sem dois nomes conhecidos do torcedor brasileiro. Os meias De La Cruz e Arrascaeta, do Flamengo, não foram convocados pelo técnico Marcelo Bielsa por questões físicas.
O lateral-esquerdo Saracchi, que deixou o gramado do jogo contra a Colômbia machucado, também não deve atuar. Bueno é o favorito para assumir a vaga.
Em contrapartida, o meia Betancur, que ficou de fora da última lista por conta de uma suspensão, está de volta.
Brasil x Uruguai
Brasil
Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Savinho, Igor Jesus e Vinicius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.
Uruguai
Rochet; Nández, Giménez, Olivera e Bueno; Bentancur, Brian Rodríguez e Valverde; Pellistri, Maxi Araújo e Darwin Núñez. Técnico: Marcelo Bielsa.
Motivo: 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo
Data e horário: 19 de novembro de 2024 (terça-feira), às 21h45 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Piero Maza (CHL)
Auxiliares: Claudio Urrutia (CHL) e José Retamal (CHL)
Árbitro de vídeo: Juan Lara (CHL)
Transmissão
Globo e Sportv.
Fonte: Itatiaia