MERCADO FINANCEIRO EXPECTATIVA DE BAIXA DA TAXA SELIC

 

O mercado financeiro está otimista para a redução da taxa selic que será anunciada nesta quarta feira ,20 de Março pelo comitê do Banco Central.

A taxa selic atual é de 11.25%, decidida em 31 de Janeiro de 2024, o mercado espera uma queda de 0.5% chegando a ficar em torno de 10.75%.

 

A taxa de juros selic é definida a cada 45 dias pelo COPOM(Comitê de Política Monetária), ligado ao Banco Central, baseado números indicadores financeiros do país.

O copom é formado por diretores do banco central e presidido também pelo presidente do Banco Central. Hoje no cargo o economista Roberto Campos Neto de 54 anos.

A taxa selic é a taxa básica de juros da economia que influencia outras taxas de juros do país, como taxas de empréstimos financiamentos e aplicações financeiras. É o principal instrumento de política monetária utilizada pelo banco central BC, para controlar a inflação .

 

A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, infraestrutura do mercado financeiro administrado pelo banco central BC.

Quando o BC altera a meta para a taxa selic, a rentabilidade dos títulos indexados a ela também se altera e com isso o custo de captação dos bancos mudam, isto é sobem.

 

Uma redução da taxa selic, por exemplo, diminue o custo de captação dos bancos, que tendem também a emprestar com juros menores.

 

Quando a taxa selic cai, tomar dinheiro emprestado fica mais barato,já que os juros cobrados nessas operações ficam menores e isto estimula o consumo.

 

Quando sobe a taxa selic, os juros cobrados mos financiamentos,empréstimos,cartões de crédito ficam mais altos e isso desestimula o consumo e favorece a queda da inflação.

 

Por Djacy Nunnes

Blog Sertão em Revista.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *