Lula promete retirar MP do Pis/Cofins, diz presidente da CNI
|Ricardo Alban, presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve retirar a MP (Medida Provisória) que limitou a compensação de créditos de PIS/Cofins na desoneração da folha de pagamentos. A apuração é da “CNN Brasil”.
“As palavras do presidente foram de que estaria sendo retirada ou devolvida, dentro de uma negociação, obviamente vai envolver o executivo e o parlamento… retirada a Medida Provisória 1227 e que o assunto seria abordado dentro da relatoria que está com o senador Jaques Wagner (PT), da compensação da desoneração”, disse.
Segundo Alban, Lula deu garantia de que não teria mais discussão com relação a MP que do PIS/Cofins, porém que o Congresso debateria amplamente sobre o tema.
“Felizmente há males que vêm para bem. Então a MP trouxe a oportunidade de chegar para o governo e dizer que não há espaço, definitivamente, para o aumento de carga tributária”, afirmou Alban.
Haddad diz que levará a Lula propostas sobre revisão de despesas
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou, nesta terça-feira (11), que apresentará propostas de revisão de gastos públicos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as discussões do governo sobre o Orçamento de 2025.
Em entrevista à imprensa, o ministro indicou que a área técnica do ministério está discutindo vários cenários, sem especificar quais medidas específicas poderiam estar em análise.
“Por ocasião da discussão do Orçamento, vamos levar algumas propostas ao presidente, que pode aceitar ou não, dependendo da avaliação que ele fizer”, afirmou o ministro.