Evandro Carvalho garante VAR nas fases de mata-mata do Campeonato Pernambucano

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) Evandro Carvalho falou sobre a utilização da arbitragem auxiliar de vídeo (VAR) nos jogos do Campeonato Pernambucano de 2024. A declaração vem depois de erros de arbitragem em várias rodadas do estadual, tendo o jogo do Santa Cruz na última terça-feira (06) como estopim para a declaração. Evandro garantiu o VAR nas fases de mata-mata e justificou a não utilização na primeira fase do Pernambucano.

“Nós vamos ter (VAR) em oito jogos. Estaremos investindo meio milhão de reais aproximadamente. Eu tenho uma ideia de que nós deveríamos ter VAR do primeiro ao último jogo, mas isto implicaria em uma decisão dos clubes de abrir mão de toda e qualquer receita. Os clubes intermediários não aceitaram, eles não têm essa visão de que seja necessário, porque todos sabem que o erro invariavelmente irá ocorrer aqui ou ali. Faz parte da arbitragem”, falou Evandro.

 

 

O mandatário da FPF ainda acredita que o VAR será utilizado em todas as partidas do Campeonato Pernambucano a partir do ano que vem. “Eu acredito que a partir de agora nós nós já possamos investir para ter VAR em todas as partidas que sejam decisivas após um turno de classificação. Nós temos que fazer um esforço muito grande e ter VAR. Isso vai dar mais segurança e tranquilidade à arbitragem em campo porque, ela sabe que vai ter o recurso da revisão do lance no VAR, porque o árbitro toma a decisão dentro de um, dois, três segundos. Apesar de ele estar bem colocado no lance, houve uma interpretação equivocada e assinalou a penalidade”, destacou Evandro, lembrando do lance da última terça-feira (06) no jogo Petrolina x Santa Cruz, onde Rodrigo Pereira marcou um pênalti inexistente a favor da Fera Sertaneja.

Evandro ainda saiu em defesa do árbitro, e posicionou-se contra trazer árbitros de outras federações. “Hoje (Rodrigo Pereira) é o melhor árbitro do Brasil. Alguém vai me dizer: ‘traga um hábito de fora do estado’, eu vou trazer um árbitro que não foi considerado superior a ele, tanto que foi o árbitro que mais apitou partida da série A. Eu me lembro que trouxeram um hábito da Argentina há 30, 40 anos atrás. Errou. Você vai trazer um árbitro da Europa, ele está isento? Não, ele vai errar do mesmo jeito, e o custo é astronômico. Os clubes precisam entender que o erro faz parte do futebol. A comissão (de arbitragem) trabalha para minimizar as ocorrências de erros. Tenho certeza de que Rodrigo será um dos árbitros da próxima Copa do Mundo”, concluiu.

Santa Cruz irá pedir VAR em todos os seus jogos até o fim do Campeonato Pernambucano

 

O Santa Cruz irá protocolar um pedido para a presença de árbitro de vídeo em todos os seus jogos até o fim do Pernambucano. Segundo reportagem do GE, o presidente coral Bruno Rodrigues deve fazer o pedido ainda nesta quarta-feira (07).

O pedido virá depois de mais uma queixa de erro de arbitragem no último jogo do Santa Cruz, que questionou a marcação de um pênalti que acarretou no empate do Petrolina no  jogo. O Santa saiu vitorioso da partida após marcar mais um gol, também de pênalti.

No mesmo ofício, Bruno Rodrigues também deverá protocolar um pedido de arbitragem de fora do estado de Pernambuco, já na próxima partida contra o Retrô marcada para quinta-feira pós carnaval (15). Ambos os clubes estão de acordo com a decisão e estariam dispostos a arcar com despesas extras de arbitragem.

 

Fonte: Site Esportes DP

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *