Entenda o que é a “tela azul da morte”, primeiro sinal do apagão cibernético
|Inúmeros computadores alimentados com o Windows apresentaram o popular problema da “tela azul da morte” nesta sexta-feira (19). O travamento do sistema operacional da Microsoft foi o primeiro sinal de um apagão cibernético que atingiu diversas empresas e países ao redor do mundo e provocou, entre outros problemas, cancelamentos de milhares de voos.
A tela azul é uma condição que indica um travamento do Windows e não se relaciona com qualquer condição específica, conforme explicou à CNN o especialista em segurança eletrônica e mestre em sistemas eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Lau. Isso significa que a tela azul não tem uma relação particular com o apagão cibernético porque costuma aparecer sempre que há qualquer problema no funcionamento do sistema.
“Toda e qualquer situação que gera pane no sistema operacional Windows — seja em hardware, seja em software — gera a tela azul”, afirmou o professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).
O problema da tela azul foi amplamente associado ao apagão cibernético justamente porque a pane desta sexta-feira não atingiu outros sistemas operacionais, como o Linux, o iOS da Apple ou o Android do Google. Ou seja, onde houve falha, houve tela azul.
“O Windows não é o único sistema operacional que existe no mundo, mas ele é amplamente utilizado, o que afeta diretamente estações de trabalho e servidores”, explicou Lau.
O que a Microsoft diz sobre a tela azul?
O site oficial da Microsoft indica que o problema da trela azul pode aparecer sempre que qualquer questão séria fizer o Windows ser desligado ou reiniciado inesperadamente.
“O Windows foi desligado para evitar danos ao computador”, diz a mensagem que aparece sobre a tela azul.
O que fazer em caso de tela azul?
A Microsoft dá algumas instruções de como resolver o problema do seu computador caso surja uma tela azul em seu monitor.
A primeira delas é verificar se o travamento aconteceu logo após adição de algum hardware, como teclados, câmeras ou mouses, ao aparelho. Se for o caso, a indicação é remover o acessório e tentar reiniciar o computador. Duas opções, caso o problema persista, são:
- Iniciar o sistema em modo de segurança;
- Buscar atualizações pelo Windows Update.
Se, mesmo ainda, a tela azul continuar, o recomendado pela Microsoft é buscar a função Obter Ajuda. Siga os passos abaixo:
- Abra Obter Ajuda;
- Digite “Solucionar problemas de erro BSOD”;
- Siga o passo a passo indicado no aplicativo.
Fonte: CNN News