Copa do Nordeste: os classificados e como ficam os cruzamentos da competição

A fase de grupos da Copa do Nordeste chegou ao fim na noite da última quarta-feira, 27. Oito partidas definiram os últimos clubes classificados para as quartas de final: Sport, Náutico, CRB, Ceará, Botafogo-PB, Fortaleza e Altos-PI se juntaram ao Bahia, o único time já previamente garantido.

Campeão em 2022 e um dos candidatos ao título, o Fortaleza dirigido por Juan Pablo Vojvoda só se classificou devido a derrota de concorrentes diretos na tabela. O time sofreu novo revés: 3 a 2 para o Maranhão, fora de casa.

 

O resultado impôs a terceira derrota seguida da equipe na temporada e o quinto jogo consecutivo sem vencer na Copa do Nordeste. Antes, derrotas também para Vitória e Ceará, além de empates contra Botafogo-PB e Sport.

Os cruzamentos

 

Sport x Ceará

Fortaleza x Altos-PI

Bahia x Náutico

CRB x Botafogo-PB

Como ficou cada grupo

 

Grupo A

 

Sport – 17 pontos

CRB – 15 pontos

Botafogo-PB – 15 pontos

Ceará – 15 pontos

Vitória – 14 pontos

Maranhão – 14 pontos

América-RN – 11 pontos

River-PI – 10 pontos

No Grupo A, a briga foi equilibrada com pontuações mais altas. Com isso, o Vitória acabou fora mesmo tendo somado 14 pontos, seis a mais que o Fortaleza, segundo colocado e classificado na outra chave.

Grupo B

 

Bahia – 18 pontos

Fortaleza – 8 pontos

Altos-PI – 8 pontos

Náutico – 7 pontos

ABC – 7 pontos

Juazeirense – 6 pontos

Treze – 6 pontos

Itabaiana – 3 pontos

O Grupo B teve o Bahia como a principal campanha de toda a primeira fase, com 18 pontos. A briga pelo segundo, terceiro e quarto lugar ficou em aberto até a última rodada.

 

Com condições de lutar por vaga, Juazeirense e Itabaiana perderam. Mesma situação de Náutico, Altos-PI e Fortaleza, mantendo praticamente a mesma estrutura do grupo antes do início da rodada. Só o ABC venceu, não alterando a classificação.

Próxima fase

 

Os confrontos da próxima fase cruzam os primeiros com os quartos e os segundos com os terceiros colocados. As quartas de final acontecem no dia 10 de abril, em jogo único com mando de quem fez melhor campanha. Em caso de empate, o classificado será definido nos pênaltis.

 

Na semifinal, o vencedor de Sport x Ceará enfrentará quem avançar de Fortaleza x Altos. Quem passar de Bahia x Náutico encara o classificado de CRB x Botafogo-PB.

 

A semi será disputada no dia 4 de abril. Somente a decisão ocorrerá em dois jogos, nos dias 5 e 9 de junho.

 

Artilharia

 

A briga pela artilharia tem o experiente atacante Anselmo Ramon, do CRB, como principal goleador da competição, com cinco gols. Atrás dele, com quatro gols cada, estão Vinicius Barata (Maranhão), Erick Pulga (Ceará) e Gustavo Coutinho (Sport).

Fonte: Placar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *