Ícone da Seleção Holandesa e ex-jogador de clubes como Ajax-HOL e Barcelona-ESP, Johan Neeskens morreu nesta segunda-feira (7), aos 73 anos. A causa da morte do ex-meia não foi divulgada. A perda foi lamentada pela Federação Holandesa de Futebol.
“É com grande tristeza que a KNVB tomou conhecimento da morte inesperada de Johan Neeskens. Johan foi um dos nossos maiores. Sentiremos muita falta dele”, divulgou a entidade.
“Desejamos à sua esposa Marlis, aos seus filhos Christian, Tamara, Bianca e Armand, aos seus netos Djoy e Lovée, parentes e amigos muita força para suportar esta grande perda. Descanse em paz, Johan”, completou.
Neeskens fez parte da equipe da Holanda na Copa do Mundo de 1974, time que ficou conhecido como “Carrossel Holandês”. Ele, inclusive, foi um dos algozes do Brasil no torneio, ao abrir o placar na vitória holandesa por 2 a 0 sobre os então atuais campeões na semifinal do torneio.
Com a Holanda, o ex-meia foi vice-campeão mundial em 1974 e 1978. Nas ocasiões, a equipe holandesa perdeu as finais para Alemanha Ocidental e Argentina.
Neeskens atuou ao longo da carreira em Racing Club Heemstede-HOL, Ajax-HOL, Barcelona-ESP, New York Cosmos-EUA, Groningen-HOL, South Florida Sun-EUA, Baar-SUI e Zug-SUI. Ele defendeu a Seleção Holandesa de 1970 a 1981.
O icônico jogador holandês também teve carreira como técnico e auxiliar após aposentadoria como jogador.