Broncopneumonia: o que é, sintomas, causas e tratamento
|A broncopneumonia é a inflamação das estruturas internas do pulmão, os brônquios e os alvéolos pulmonares, que causa sintomas como intensa falta de ar, febre, lábios azulados e sensação de cansaço fácil.
A broncopneumonia pode ficar restrita às estruturas internas, mas também pode afetar o pulmão como um todo, incluindo a pleura, que é a membrana que envolve o pulmão. Quando isso acontece, os sintomas tendem a ser mais intensos e a pessoa pode precisar ficar internada no hospital.
Quando existe suspeita de broncopneumonia é muito importante consultar um pneumologista ou clínico geral, para identificar a causa da inflamação e iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de antibióticos ou medicamentos anti-inflamatórios.
Sintomas de broncopneumonia
Os principais sintomas de broncopneumonia são:
- Febre superior a 38 ºC;
- Dificuldade para respirar e sensação de falta de ar;
- Cansaço;
- Fraqueza muscular;
- Calafrios e suor frio;
- Tosse com catarro;
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Lábios e pontas dos dedos azulados.
No caso dos bebês, além da febre, a broncopneumonia pode ter como sintomas falta de apetite, dificuldade para dormir, irritabilidade fácil e respiração ruidosa e rápida.
A broncopneumonia no bebê é muito frequente, uma vez que o seu sistema imune ainda se encontra pouco desenvolvido, o que facilita o desenvolvimento de bactérias e outros microrganismos que podem causar este tipo de infecções. Assim que os primeiros sintomas surgem, é importante consultar logo o pediatra para prevenir o agravamento da doença.
Como confirmar o diagnóstico
Os sintomas da broncopneumonia podem ser bastante semelhantes aos da gripe e, por isso, é importante que um pneumologista ou clínico geral seja consultado, para avaliar os sintomas e realizar exames que confirmem a broncopneumonia.