Ministério da Saúde incorpora teste inovador para detecção de HPV no SUS

O Ministério da Saúde anunciou a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) de um teste inovador para detecção do Papilomavírus Humano (HPV) em mulheres, classificado como tecnologia eficaz para o rastreamento do câncer do colo do útero. A tecnologia utiliza testagem molecular e permite que o exame seja realizado a cada cinco anos, ao invés dos três anos exigidos pelo exame atual, conhecido como Papanicolau.

O investimento de R$ 18 milhões em um projeto-piloto em Pernambuco ao longo de 2023 demonstrou a eficácia da nova tecnologia, que agora será disponibilizada em todo o território nacional. A mudança no intervalo de realização do exame visa aumentar a adesão das mulheres ao rastreamento e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce.

O QUE É HPV?

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo e o principal causador do câncer de colo do útero. A estimativa é que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença no Brasil todos os anos.

A testagem de HPV é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como padrão ouro para detecção de casos de câncer de colo do útero e integra as estratégias para a eliminação da doença como problema de saúde pública até 2030.

‍Fonte: Diário da Capital

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *