Ceará recebe o América para encaminhar o acesso para a Série A
|Com previsão de 60 mil pessoas na Arena Castelão, Ceará e América se enfrentam nesta segunda-feira (18), em Fortaleza, pela 37ª e penúltima rodada da Série B do Brasileiro. O jogo, que começa às 21h45 (de Brasília), pode encaminhar o acesso do clube cearense à elite nacional em 2025.
Veja a classificação da Série B
O Coelho já não tem mais chances de subir e vai jogar a Segunda Divisão pelo segundo ano seguido na próxima temporada.
O Ceará depende apenas de si para conseguir ficar no G4 e ir para a Série A. Se vencer o América nesta segunda, e bater o Guarani no próximo domingo (24), às 18h30 (de Brasília), em Campinas, volta à Série A independentemente dos resultados de qualquer rival. O Santos já subiu, e conquistou o título, e Novorizontino, Mirassol, Sport e Goiás brigam, com o Vozão, pelas três vagas restantes.
O técnico Léo Condé terá força máxima: não há jogadores suspensos e ele vai escalar o trio ofensivo com Erick Pulga, Aylon e Saulo Mineiro.
Juntos, eles marcaram 58 vezes em 2024. Pulga é o artilheiro da Série B, com 13 gols, e Aylon e Saulo Mineiro, com dez cada, estão na terceira posição (Caio Dantas, do Guarani, tem 11).
No América, Lisca tenta um final de campeonato digno e alguns jogadores começam a se despedir, como o meia Juninho, que pode jogar em 2025 no Goiás.
Ceará reencontra ídolo Lisca
Lisca tem duas passagens pelo Ceará, a primeira entre 2015 e 2016 e, a segunda, entre 2018 e 2019.
Nas duas teve a missão de livrar o time do rebaixamento. Em 2015, o time corria o risco de ir para a Série C, mas terminou a Segundona em 15º, com 45 pontos, dois acima do Macaé, o 17º e rebaixado mais bem colocado.
Em 2018, Lisca assumiu com a missão de livrar o time do rebaixamento para a Série B. Quando foi anunciado, na 9ª rodada do Brasileirão, o Ceará estava na lanterna, com três pontos somados em 27 disputados. O Ceará se salvou da queda na 13ª colocação, com 43 pontos.
Foi quando conselheiros aprovaram um busto para o treinador, que hoje fica no Centro Cultural do Ceará, na sede do clube, no bairro do Porangabuçu, local onde estão troféus e conquistas da centenária história do Vozão.
Em 2019, Lisca foi demitido depois de perder a final do Campeonato Cearense para o arquirrival Fortaleza.
Mas um pouco antes, havia sido eliminado da Copa do Nordeste com uma derrota em casa para o Náutico, por 2 a 0, colocando em campo um time reserva, o que rendeu críticas dos torcedores, azedando um pouco a relação de idolatria.
Depois disso, sempre que o Ceará vive uma fase ruim, e avalia trocar de treinador, o nome de Lisca surge como opção, o que sempre gera reações distintas da torcida, alguns apoiando, lembrando das campanhas salvadoras, outros contra, ainda ressabiados com a imagem ruim que ficou em sua saída em 2019.
Ceará x América
Ceará
Bruno Ferreira; Rafael Ramos, João Pedro, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson, Lourenço e Lucas Mugni; Erick Pulga, Aylon e Saulo Mineiro. Técnico: Léo Condé.
América
Elias; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Lucão e Nicolas; Alê, Juninho, Elizari e Daniel Júnior; Rodriguinho e Brenner. Técnico: Lisca
Motivo: 37ª rodada da Série B do Brasileiro
Data e horário: 18 de novembro de 2024 (segunda-feira), às 21h45 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Lúcio Baiersdorf Flor (RS)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Transmissão: Canal GOAT, TV Brasil, Premiere