SALGUEIRO: CINCO DÉCADAS DE ZEBRA VS LEÃO E A CADA PLEITO CRESCE MAIS A POLARIZAÇÃO.

 

O ano foi 1972, Pernambuco era governado pelo então governador Eraldo Gueiros do partido Aliança Renovadora Nacional ARENA. O município de Salgueiro tinha no seu comando o jovem prefeito Cornélio Parente Muniz.

Surgia naquele ano, uma chapa composta pelo Vereador presidente da Casa Epitácio Alencar Zé de Osmundo e Biu Benício, para concorrer contra a outra chapa composta por um dos mais queridos médicos que nessa terra já habitou, o Senhor Romão de Sá Sampaio, Dr Romão, juntamente com o senhor Pedrito, essa chapa de Romão era tido como a dos Leões .

Como os listrados de preto e branco significava  o inesperado, o improvável. Essa chapa de Zé e Biu recebeu o batismo de ZEBRA.

Naquela eleição a zebra não teve vez, Romãozinho venceu e tornou-se o primeiro candidato vitorioso a prefeito do partido dos Leões. Na eleição seguinte só deu o mais feroz da floresta com Cornelito de volta, que passou o bastão para o herdeiro de Romão Sampaio, o jovem Paulo Afonso Leão tido como da gema, que no final do seu mandato devolve novamente para o seu antecessor Cornelio Parente Muniz.

O tempo não ajudou, não foi companheiro e o prefeito cornelito, assim era chamado, que fazia a sua terceira passagem, teve uma desastrosa administração fazendo com que o desejo de mudanças aflorasse no povo salgueirense.

Depois de quatro administrações leoninas consecutivas, surge um nome de Creuza Pereira do Nascimento, professora querida. Esse nome ecoava nos quatro cantos da cidade e representava a tão sonhada mudança. Essa zebra era diferente, inspirava confiança.

Embalada pelo hit “COM AMOR” do grupo baiano Ásia de Águia que tinha como refrão, “Eu só sei viver, eu só sei transar com amor, com amor”, a campanha de Creuza Pereira do Nascimento decolou criou asa e voou pro triunfo, tornando-se a primeira mulher a dirigir o município de Salgueiro e a figura mais emblemática e importante da história que viria a se construir futuramente pelo partido zebra.

Creuza venceu as eleições por mais duas vezes, totalizando três mandatos. Colocou na sua sucessão aquele que é tido como o maior nome do partido zebrino, o Dr. Marcones Libório de Sá, atual prefeito, que já está no seu terceiro mandato e é candidato a reeleição. Nesse meio tempo a zebra conseguiu eleger também a sua primeira deputada federal da história do município, na pessoa de dona Creuza Pereira ex-prefeita.

Apesar do seu surgimento em 1972, a zebra só chegou ao poder no município de Salgueiro na sua quinta tentativa, depois de quatro derrotas.

De lá pra cá desde que foi idealizada a polarização zebra VS Leões,
Foram seis vitórias leoninas contra seis vitórias também dos listrados, portanto há como se ver aí um empate.

Hoje há quem diga que essa polarização faz bem e já há outra corrente que atribui o não desenvolvimento do município a essa polêmica que já dura décadas: zebra VS Leão.

“Em terra de zebra e leão, outro bicho já tentou reinar, mas foi em vão “.

Por Djacy Nunnes
Blog Sertão em Revista.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *