Raquel Lyra destina R$ 206 milhões em plantões extraordinários para ‘desafogar’ hospitais estaduais

Sem alarde, a governadora Raquel Lyra (PSDB) editou decreto para destinar R$ 206.000.000,00 (duzentos e seis milhões de reais) para plantões extraordinários na rede estadual de saúde.

O plantão extraordinário é o meio utilizado pelo Estado para cobrir faltas, em plantões, dos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) efetivos ou contratados.

“O Plantão Extraordinário fica condicionado à necessidade de manutenção das escalas dos serviços essenciais de saúde e poderá ser realizado nas unidades de saúde da Secretaria de Saúde, na Central de Regulação de Leitos, no Serviço de Verificação de Óbitos- SVO, na Central de Transplantes, e na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco – HEMOPE”, determinou Raquel.

A Secretária Estadual de Saúde, mediante portaria, ainda vai definir os valores mensais e por unidade.

Serão atendidos com os plantões os 6 (seis) grandes hospitais, ou seja, Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra, Barão de Lucena, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Agamenon Magalhães e Regional de Caruaru Dr. Waldemiro Ferreira, bem como os Hospitais Regionais e Especializados, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco – HEMOPE, a Central de Regulação Hospitalar, Serviço de Verificação de Óbitos – SVO, a Central de Transplantes e outros serviços considerados essenciais de saúde.

O decreto foi assinado pela governadora e pela secretária estadual de Saúde em 29 de abril.

A medida ocorre em momento que a rede estadual de saúde é alvo de duras críticas pela suposta baixa qualidade do atendimento, superlotação e problemas estruturais.

Fonte: JC Online

 

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *