Quais os benefícios da melancia para a saúde?

De sobremesa, no lanche da tarde ou como parte do café da manhã. A melancia cai bem em qualquer hora do dia. Essa fruta tem cerca de 90% de água na sua composição – e isso muita gente já ouviu falar. Mas e os benefícios da melancia para a saúde, você sabe quais são?  

Informações nutricionais da melancia

Primeiro, vamos olhar para as principais informações sobre valor nutricional. Uma porção de 100 gramas de melancia (uma fatia fina) contém aproximadamente:  

  • 30 calorias 
  • 0,9 g de proteína 
  • 8 g de carboidratos 
  • 0,1 g de fibra 

A melancia ainda é fonte de vitaminas e minerais, como magnésio, ferro, cálcio, vitamina C, vitamina B6 e vitamina K. 

Benefícios da melancia para a saúde

Por ser rica em água, a melancia ajuda a manter a hidratação. Também como consequência desse alto teor de água, a fruta pode ter ação diurética e, assim, auxiliar a evitar a retenção hídrica. 

Um terceiro benefício é a vasodilatação impulsionada pela citrulina, um aminoácido que se concentra sobretudo naquela parte branquinha da melancia. Esse composto aumenta a produção do óxido nítrico que, por sua vez, provoca o relaxamento dos vasos sanguíneos. 

A vasodilatação pode ser benéfica para a diminuição da pressão arterial e ainda ser vantajosa para quem pratica atividades físicas. Se consumida na alimentação pré-treino, a melancia é capaz de favorecer a ida de oxigênio e nutrientes para os músculos.  

Essa fruta também possui licopeno, um antioxidante característico de alimentos vermelhos. Ele está relacionado à saúde geral do coração – podendo ajudar nos níveis de colesterol – e à proteção contra alguns tipos de câncer.  

Como já dissemos, a melancia tem um pouco de vitamina C, o que pode ser útil para o fortalecimento do sistema imune. Além disso, por conter luteína e zeaxantina, a fruta pode favorecer também a saúde da visão.

Como escolher uma boa melancia  

Na hora das compras, vale dar atenção a alguns detalhes.  

  • Manchinha da melancia: se estiver mais alaranjada, indica que a melancia está mais madura;
  • Formato da melancia: a mais alongada costuma ser mais aguada, enquanto a mais redonda é mais doce;
  • Cabo da melancia: caso esteja mais seco, mostra que a fruta está mais madura 

Melancia engorda?

Essa é uma dúvida que várias pessoas podem ter, já que é comum relacionar carboidratos a ganho de peso. No entanto, essa é uma associação simplista. Os carboidratos são fundamentais para nos dar energia e manter o bom funcionamento do corpo.  

Aliás, nenhum alimento isolado engorda ou emagrece. O processo de ganho ou perda de peso varia conforme a alimentação de cada um, as características individuais do organismo e o estilo de vida.  

E, na realidade, a melancia pode até ajudar no emagrecimento, uma vez que tem baixa densidade calórica e bastante água, o que promove saciedade. 

Diabéticos podem comer melancia?  

No geral, pessoas com diabetes devem ficar atentas à ingestão de carboidratos, porém isso não quer dizer que eles precisam ser retirados do cardápio.  

A melancia tem, sim, um alto índice glicêmico, mas pode ser consumida por diabéticos desde que haja moderação. Uma ou duas fatias por dia, que é a quantidade que as pessoas costumam comer, não devem ser um risco. 

Para os diabéticos, o problema da melancia estaria em porções exageradamente grandes dessa fruta ou então em combiná-la com refeições desequilibradas.  

Sabia que você pode agendar uma consulta com nutricionista online? No atendimento, você poderá tirar dúvidas sobre alimentos, solicitar um plano alimentar e receber dicas de hábitos saudáveis. Acesse o Nav para escolher o melhor dia e horário para sua consulta.   

Fonte: Site Nav.Dasa

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *