PROGRAMA CUIDA PE: mais de 1.200 cirurgias eletivas beneficiarão pacientes de mais de 70 cidades
|A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), inicia neste mês de outubro uma nova etapa do programa Cuida PE, que tem o objetivo central de reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública estadual de saúde. Cinco unidades hospitalares já foram credenciadas e começaram a convocação de pacientes para as consultas de avaliação pré-cirúrgica, iniciando o agendamento das cirurgias nos próximos dias.
Nesta primeira etapa, estão sendo beneficiadas as populações que integram as I e II Macrorregionais Estaduais de Saúde, que somam 73 municípios pernambucanos, divididos pela Região Metropolitana do Recife (RMR) e pelas áreas de Caruaru e Garanhuns, no Agreste Central e Meridional, respectivamente.
Serão ofertados procedimentos que englobam as especialidades de Cirurgia Geral, Ortopedia e Urologia, tanto para pacientes adultos como pediátricos cadastrados previamente no sistema da Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE). Os encaminhamentos para as instituições credenciadas serão realizados pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres) dos territórios que compreendem os municípios contemplados inicialmente, sendo 20 da I Geres, 32 da IV Geres e 21 da V Geres.
Outras seis instituições de saúde estão em processo de credenciamento junto à SES-PE para disponibilizar serviços de cirurgias para as demais regiões do Estado – o credenciamento permanece aberto para outras unidades.
“Todas as localidades serão contempladas com essa ampliação. Nosso objetivo é promover o acesso descentralizado e regionalizado, conseguindo alcançar o maior número de pacientes e diminuir a fila de espera por cirurgias. Os pacientes serão regulados para os nossos prestadores de serviço a partir do tipo de cirurgia que necessita, otimizando o tempo e a qualidade no atendimento”, explica a secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
As cinco unidades hospitalares credenciadas para executarem os atendimentos pré-cirúrgicos até o momento são o Hospital Max Day (Recife), o Hospital Armindo Moura (Moreno), o Hospital Vale do Una (Palmares), a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Vitória de Santo Antão) e o Intensiva Day Hospital (Caruaru).
“Esperamos realizar mais de 1.200 procedimentos por mês com essa ampliação. É um trabalho que iniciamos no ano passado e que agora contará com essas novas etapas regionalizadas começando agora pela 1ª e 2ª macrorregionais”, completa a diretora-geral de Articulação Estratégica e responsável pelo Programa Cuida PE, Noemy Gomes.
Regionalização em saúde
O fortalecimento da interiorização e da regionalização em saúde tem sido um dos pilares centrais da gestão em saúde do Estado. O Programa Cuida PE, lançado em 2023, foi criado como estratégia do Governo de Pernambuco para reduzir a lista de espera por procedimentos eletivos da rede pública estadual. Este ano também foram entregues 24 vans às Gerências Regionais de Saúde (Geres), contribuindo para o deslocamento de pacientes entre as clínicas e hospitais e suas residências, a partir do agendamento regulado.