Pesquisadores na Suíça desenvolvem gel que evita a embriaguez

Os efeitos daquela sessão de bebedeira com os amigos podem ficar um pouco mais leves em um futuro próximo. Afinal, os pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich), na Suíça, conseguiram desenvolver um gel que tem a capacidade de reduzir os efeitos gerados pelo álcool.

Em outras palavras, esse produto consegue evitar a embriaguez, sendo composto por proteínas de soro do leite. De forma resumida, ele “digere” o álcool antes que chegue na corrente sanguínea da pessoa. Além disso, a equipe responsável pela novidade afirmou que o item foi capaz de proteger a maioria dos órgãos dos danos que a bebida provoca.

Isso ocorre porque o gel consegue converter a bebida alcoólica em ácido acético inofensivo. Como não produz efeitos da embriaguez e da ressaca, esse composto evita até mesmo possíveis problemas de saúde. Em testes pré-clínicos feitos em camundongos, foi possível notar que os níveis de álcool no sangue dos animais caíram em até 50%.

Além de não causar embriaguez, esse gel pode ser útil também para combater doenças, ainda que seja necessário testar em humanos para comprovar o quão seguro pode ser o seu uso. Um exemplo de utilização é em pacientes que sofrem de síndrome da fermentação intestinal, uma condição rara em que o próprio corpo produz álcool, mesmo que não tenha bebido.

Os pesquisadores, por sua vez, têm como ideia prescrever o produto antes ou depois do consumo do álcool. Ele foi desenvolvido a partir de proteínas do soro do leite, que foram fervidas e transformadas em fibrilas longas e finas. Também foram adicionados sal e água, além do uso de fero, glicose e nanopartículas de ouro como catalisadores.

Ainda não há previsão de que o gel fique disponível para todos.

Fonte: Tudo Celular

 

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *