“Oscar da educação”: Camilo diz que MEC premiará escolas com bom desempenho no Enem
|O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o governo federal vai premiar as escolas que tiverem um bom desempenho no Enem deste ano. “É uma espécie de Oscar da Educação. Pode ser prêmio em dinheiro, em equipamentos para a escola”, disse o ministro.
O objetivo é trazer maior visibilidade aos números de desempenho por estado. O modelo e os prémios ainda estão sendo estudados pelo Ministério. Camilo também pretende dar bonificações para outras áreas, como “quem mais avança no ensino integral, quem mais avança no ensino técnico, para professor, aluno, município, estado”.
Uma das ideias envolvendo o projeto é realizar “uma grande solenidade” com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No caso do exame, o MEC também gratificaria os estados e as instituições de ensino que tivessem maior adesão ao exame.
Conforme pontuado, esse tipo de estratégia é comum em países desenvolvidos, principalmente entre aqueles localizados no continente asiático. No Brasil, algumas regiões do país já utilizam esse método.
Desempenho no Enem
Nos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem recebido um menor número de adesões, alcançando apenas a metade do número de estudantes do último ano do ensino médio.
A respeito das mudança no Enem com o Novo Ensino Médio, o ministro afirma que o exame não deve avaliar a parte ajustável do currículo.
A Câmara dos Deputados aprovou no dia 20 de março o texto-base do projeto de lei que redefine a Política Nacional do Ensino Médio no Brasil. A proposta aprovada estabelece uma carga horária de 2,4 mil horas para a formação geral básica (somados os três anos) e 1.800 para a formação técnica, de forma escalonada. O documento ainda deverá ser analisado pelo Senado.
Fonte: GC Mais