Oito pessoas perdem o olho após mutirão de cirurgias de catarata

Oito pacientes perderam seus olhos por infecções adquiridas em um mutirão de cirurgias de catarata realizado em 27 de setembro, no Rio Grande do Norte. Ao todo, foram 20 pacientes operados, sendo que destes, 15 adquiriram infecções bacterianas. As informações são do G1 RN.

O mutirão foi realizado na Maternidade Dr. Graciliano Lordão, na cidade de Parelhas, a 245 km de Natal, capital do estado. Além dos pacientes do dia 27, outros 28 foram atendidos no dia 28 de setembro. O secretário de saúde do município, Tiago Tibério dos Santos, confirmou, nesta terça-feira (15), a retirada dos globos oculares de oito pacientes envolvidos no projeto.

A bactéria que causou as 15 infecções por endoftalmite foi a Enterobacter cloacae, resultando em oito retiradas do globo, quatro cirurgias de vitrectomia, ou seja, substituição de um gel localizado no olho, e três infectados em acompanhamento oftalmológico.

Após o registro do ocorrido, o município abriu uma investigação para ouvir os envolvidos a partir desta terça-feira (15). Além dos pacientes afetados, serão ouvidos também os representantes da Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, empresa contratada para realizar o mutirão cirúrgico.

O mutirão de setembro não foi o primeiro realizado na cidade, que já teve em torno de 330 procedimentos feitos em eventos do tipo desde maio de 2022. De acordo com o secretário de saúde, o último foi o primeiro que gerou complicações.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *