Número de empregados com carteira assinada bate recorde no País

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o número de empregados com carteira de trabalho atingiu 37,995 milhões no trimestre encerrado em fevereiro deste ano. Este é o maior valor desde o início do acompanhamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2012.

Se comparado ao ano anterior, por exemplo, foi registrado crescimento de 3,2%, ou seja, mais 1,2 milhão de trabalhadores com carteira assinada no setor privado. O IBGE informou que não é uma variação estatisticamente relevante e significa estabilidade.

Segundo a pesquisa, a formação de vagas formais foi o que impediu um aumento relevante do desemprego no país. Na quarta-feira (27), o Ministério do Trabalho e Emprego informou que o país gerou 306,11 mil empregos.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O levantamento também listou dados dos empregados sem carteira assinada. Essa categoria chegou a 13,3 milhões de pessoas. Na comparação com o ano anterior houve crescimento de 2,6%, ou seja, mais 331 mil pessoas.
Taxa de desemprego no Brasil

o IBGE também demonstrou na pesquisa a taxa de desemprego, que ficou em 7,8%, um aumento de 0,3% em comparação ao ano anterior.

A população desempregada ficou em 8,5 milhões, alta de 4,1% na comparação trimestral (ou seja, com novembro de 2023) e queda de 7,5% na comparação anual (ou seja, com fevereiro do ano passado).

Fonte: Gazeta SP

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *