Miguel Coelho sobre PEC 4×3: Causará aumento da informalidade, inflação e queda na produtividade

O ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato a governador, Miguel Coelho (UB), fez um alerta sobre os possíveis impactos econômicos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da jornada de trabalho no Brasil. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Coelho destacou o risco de efeitos negativos como aumento da informalidade, inflação e queda na produtividade, caso a jornada seja reduzida de seis para quatro dias semanais sem ajuste proporcional nos salários.

Miguel Coelho citou dados que indicam que a produtividade brasileira tem crescido apenas 0,3% ao ano desde 2010, enquanto a renda per capita subiu 0,2% no mesmo período. Segundo ele, reduzir a jornada de trabalho sem considerar esses fatores pode elevar o custo do emprego formal e desestimular novas contratações.

Estudos internacionais apontados por Miguel também indicam que a diminuição da carga horária tende a acelerar a automação. Ele reforçou a importância de reformas estruturais para impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar os serviços públicos, em vez de adotar medidas que, segundo ele, podem gerar desequilíbrios no mercado de trabalho brasileiro.

Por fim, o ex-prefeito chamou à reflexão: “Fica a reflexão para que a gente possa fazer um debate respeitoso, mas acima de tudo um debate sério sobre o futuro do Brasil, que a gente tanto ama e quer ver um Brasil melhor, mais justo e próspero para todos”. (Blog do Carlos Britto)

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *