Leão da Ilha perdeu vaga no G-4 para o Ceará, mas segue vivo na briga pelo acesso
|Recife, PE, 13 (AFI) – O Sport voltou a ficar em situação complicada na Série B do Campeonato Brasileiro. O time estava bem, no G-4 da competição, mas teve uma queda de rendimento no momento mais importante da temporada e perdeu a posição na zona de acesso para o Ceará.
O cenário para o Leão da Ilha agora envolve fazer sua parte nos próximos dois jogos e torcer por tropeços de Novorizontino, Mirassol ou do próprio Ceará. Com 60 pontos, o time ocupa a quinta posição, os mesmos do Vozão, que vence no critério de números de vitórias, – 18 contra 17.
CALCULADORAS NAS MÃOS
A 37ª e penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro terá início na sexta-feira (15). Operário e Mirassol fazem jogo que interessa ao G-4 e pode aproximar o time paulista do acesso ou colocar ainda mais pressão no técnico Mozart.
No sábado (16), jogam Ponte Preta e Sport, às 21h30, no Moisés Lucarelli. Para o Leão da Ilha, vencer é fundamental e uma derrota pode decretar o fim das chances de acesso, desde que Ceará vença e Mirassol e Novorizontino empatem na rodada.
O cenário está indefinido e os outros três times que jogarão o Brasileirão em 2025 além do Santos serão conhecidos nos próximos dias. O Novorizontino também joga no sábado (16), às 17h, em casa, contra o Paysandu. Para os pernambucanos, nesta rodada vale a vantagem de entrar em campo sabendo os resultados de Operário x Mirassol e Novorizontino x Paysandu.
A situação do Ceará é ainda mais positiva. O Vozão joga apenas na segunda-feira, às 21h45, na Arena Castelão, diante do América-MG.
CHANCES DE ACESSO
Segundo o Departamento de Futebol da Universidade Federal de Minas Gerais, as probabilidades de acesso do Mirassol, que está em segundo com 63 pontos, é de 92,4%. Além de enfrentar o Operário fora de casa, o time encerra a participação diante da Chapecoense.
Com os mesmos 63 pontos, o Novorizontino tem 88,8% de chances de jogar a Série A na próxima temporada. Depois do Paysandu, joga contra o Goiás na Serrinha. O Ceará, que entrou no G-4 na última rodada, agora contabiliza 59,3% das probabilidades de acesso. Além do América-MG, o Vozão encara o já rebaixado Guarani na última rodada.
O Sport soma 52% das probabilidades. O time do técnico Pepa visita a Ponte Preta e encerra sua participação na Série B diante do campeão Santos.
Na frieza da matemática, é possível apontar Goiás (3,4%), Vila Nova (3,3%), Operário (0,71%) e América-MG (0,026) como clubes que ainda possuem alguma chance de subir.
Fonte: Futebol Interior