INSS Emite Comunicado Sobre Suspensão de Aposentados no Brasil

Os aposentados brasileiros do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que somam mais de 39 milhões de beneficiários, receberam uma boa notícia do Presidente Lula. Com as comemorações de carnaval se aproximando e os pagamentos de fevereiro prestes a serem efetuados, a notícia de uma importante suspensão trouxe alívio e tranquilidade.

Qual o comunicado do INSS?

A tensão havia aumentado entre os pensionistas do INSS devido à possibilidade de suspensão do benefício pela prova de vida. No entanto, a luz verde dada pelo INSS confirmou que não haverá tal suspensão, restaurando a paz de espírito dos beneficiários. A preocupação se deve à prática do instituto de enviar comunicados a seus segurados sobre a obrigação de fazer a prova de vida. Comunicados esses que alcançaram um total de 868 pessoas nascidas entre janeiro e fevereiro. Porém, antes de janeiro de 2023, o procedimento era obrigatório e caso o segurado não comparecesse em uma das agências do INSS ou bancárias, a suspensão era efetuada. Contudo, no decorrer do último ano, essa prática foi modificada.

Nova Modalidade de Prova de Vida do INSS

Com o início ao ano de 2023, o INSS decidiu adotar um novo procedimento para a comprovação de vida de seus segurados. Agora, a prova de vida será feita pelo próprio Instituto, através do cruzamento de bancos de dados. Quando são encontradas divergências, os segurados são informados pelo Instituto e passam por uma busca ativa realizada pelos agentes do órgão para confirmar que continuam vivos.

Desta forma, não é mais necessário comparecer a uma agência bancária ou do INSS para realizar a prova de vida. Portanto, mesmo quem receber esses comunicados deve aguardar a visita de um dos agentes do INSS e, enquanto isso, o pagamento recorrente será mantido, sem suspensões. Nesse novo modelo, a suspensão só acontece após todas as etapas da prova de vida serem finalizadas e não for comprovado que o aposentado está vivo.

Fonte: BMC News

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *