IBGE: safra de 2024 deve ficar em 299,6 milhões de toneladas

A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve ser de 299,6 milhões de toneladas em 2024, segundo a estimativa de abril do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgada nesta terça-feira (14) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Isso representa uma produção 5,0% menor do que a obtida no ano passado. Na comparação com a estimativa de março, houve um aumento de 0,4% ou de 1,2 milhão de toneladas.

A produção de soja, principal commodity do país, cresceu 0,9% na comparação com o previsto em março e deve chegar a 148,3 milhões de toneladas. Essa quantidade equivale a uma retração de 2,4% na comparação com o total produzido no ano passado.

Segundo o IBGE, os efeitos causados pelo fenômeno climático El Nino, caracterizado pelo excesso de chuvas nos estados da Região Sul e falta de chuvas regulares com elevadas temperaturas no Centro-Norte do Brasil, trouxeram, como consequência, uma limitação no potencial produtivo da leguminosa em boa parte das unidades da federação produtoras.

Na distribuição da produção pelas Unidades da Federação, Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com participação de 28,0%, seguido pelo Paraná (13,4%), Rio Grande do Sul (13,3%), Goiás (10,6%), Mato Grosso do Sul (8,3%) e Minas Gerais (5,6%), que, somados, representaram 79,2% do total.

Com relação à calamidade pública no Rio Grande do Sul e os resultados do Levantamento para o mês de maio, o IBGE ressalta que será necessário esperar a evolução dos acontecimentos e verificar como a transmissão de informações para o Instituto vai se comportar ao longo do mês para estimar os possíveis impactos em termos de geração de resultados.

Fonte: Agência GOV

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *