Governo paga benefícios sociais a quase metade da população brasileira
|A revista Oeste publicou, na terça-feira, 23 de julho, um levantamento onde mostra que cerca de 95 milhões de brasileiros recebem algum tipo de benefício do governo, o que equivale a cerca de 47% da população total do país, que tem um total de 203 milhões de pessoas.
Os dados divulgados pela revista Oeste, são do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Que somou o número de pessoas que recebe Bolsa Família e os aposentados, pensionistas e beneficiários que recebem o INSS.
Segundo a pesquisa, o programa social com maior número de beneficiários é o Bolsa Família, que beneficia 57% da população. Para atender a essa demanda, o governo federal destina mais de R$ 90 bilhões a cada ano para esse programa.
Logo atrás do Bolsa Família, tem os beneficiários do INSS que beneficia mais de 34,1 milhões de aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Além disso, outros 6,2 milhões receberam benefícios assistenciais e de legislação especial do instituto. Ao todo, cerca de 40,2 milhões da população receberam benefícios do INSS.
De acordo com o levantamento, somente no mês de maio de 2024, o INSS pagou R$ 77,2 bilhões em benefícios. Além disso, foram concedidos 81 mil novos beneficiários por auxílios assistenciais que não foram detalhados. No memso período, o INSS concedeu cerca de 313 mil novos auxílios por incapacidade temporária e 73 mil salários-maternidades.