A Espanha é campeã da Eurocopa pela quarta vez! No finalzinho do jogo, a Fúria bateu a Inglaterra por 2 a 1, evitou o título inédito dos ingleses e conquistou pela quarta vez o título da Eurocopa, em jogo disputado na tarde deste domingo, dia 14 de julho, no Estádio Olímpico, em Berlin. O resultado consagra a dupla Nico Willians e Lamine Yamal, grandes destaques da campanha espetacular dos espanhóis, mantém também o inacreditável jejum de títulos de Harry Kane e da Inglaterra na competição.
A Espanha não era considerada uma das grandes favoritas ao título da Eurocopa em 2024. A Fúria, porém, fez uma campanha perfeita na primeira fase, diante de Croácia, Itália e Albânia e durante o mata-mata passou por Geórgia, Alemanha e França para chegar a decisão diante dos ingleses, tendo batido os franceses por 2 a 1 nas semis. Os ingleses sofreram um pouco mais, batendo a Sérvia na sua única vitória nos grupos, seguida por empates com Eslovênia e Dinamarca, eliminando com um sofrimento absurdo a Eslováquia nas oitavas, com um gol histórico de Bellingham e uma virada por 2 a 1 e passando nos pênaltis pela Suíça e na sua melhor partida na competição batendo a Holanda nas semis por 2 a 1.
O jogo começou com a Espanha fazendo o que faz de melhor e indo para cima com a bola nos pés. O jogo era de pouca ação e muto estudo de ambos os lados nos primeiros minutos, sem muita criação de ambos os lados. Aos 22 minutos a Espanha criou uma primeira jogada mais perigosa, com Yamal fazendo uma jogada de velocidade e parando em Guehl. O jogo no geral era muito travado e com pouquíssimas chances de gol. Só já nos acréscimos que algum dos times acertou um chute na direção do gol, quando Foden deu um voleio após cobrança de escanteio de Shaw nas mãos de Unai Simón.
A etapa final começou com a Espanha abrindo o placar: numa linda jogada coletiva da Fúria, Carvajal abriu para Yamal, que deu o passe para Nico Willians, sozinho, abrir o placar em Berlin. Logo na sequência, a Roja chegou de novo e Dani Olmo quase marcou o segundo. Pouco depois, Nico Willians teve outra boa chance em saída errada do English Team, mas a bola passou ao lado do gol. Aos poucos, os ingleses voltaram a ir bem. Aos 18′, Bellingham chutou ao lado do gol. Pouco depois, Yamal só não fez o segundo pois Pickford salvou. Pouco depois, Fabián Ruiz jogou por cima.
A Inglaterra chegou ao empate aos 28′, numa ótima jogada trabalhada que culminou num lindo pivô de Bellingham para Palmer acertar um chutaço no cantinho. A partir daí, a Inglaterra melhorou no jogo e a Espanha sentiu o gol. Porém, as chegadas espanholas ainda eram perigosas e aos 35′, Yamal só não fez o segundo pois Pickford praticou outro milagre. Aos 40 minutos, a Espanha fez o gol que lhe deu o título, numa rápida jogada pela direita em que Cucurella cruzou e Oyarzabal completou para as redes. Na sequência, Olmo salvou em cima da linha o empate certo dos ingleses. No fim, o título foi da Espanha.
Com a quarta conquista, a Espanha se torna a maior campeã da Eurocopa, com quatro conquistas. Agora, as duas equipes voltam a campo em setembro, pela Nations League da UEFA. A Inglaterra visita a Irlanda, enquanto a Espanha visita a Sérvia. Lembrando que o English Team está na segunda divisão da competição.
Fonte: O Curioso Futebol