Diabetes Doença pode ser perigosa por gerar problemas cardiovasculares, renais, de visão, de mobilidade e na pele

Diabetes

Doença pode ser perigosa por gerar problemas cardiovasculares, renais, de visão, de mobilidade e na pele

O que é a doença?

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado. A síndrome metabólica acontece pela falta de insulina e/ou pela incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando a glicemia – alta da glicose.

A glicose é um tipo de açúcar produzido a partir dos alimentos que ingerimos, e nossa principal fonte de energia. Esta substância química (insulina) produzida pelo pâncreas é a responsável por permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células.

A diabetes ocorre porque o órgão não está sendo capaz de produzir o hormônio em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo ou porque ele não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), cerca de 40% dos adultos com a condição ainda não receberam o diagnóstico. A doença pode ser perigosa por aumentar certos riscos na saúde integrada do indivíduo, como problemas cardíacos, renais, mentais e sexuais.

Conforme dados da Federação Internacional de Diabetes, houve um aumento de 16% na incidência de diabetes na população mundial nos últimos dois anos. No Brasil, ainda segundo a SBD, a doença atinge cerca de 16,8 milhões de pessoas.

Fonte: Site Vale Saúde

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *