Dia da Cultura Nordestina completa 35 anos e é festejada pelo país

Nesta sexta-feira, 02 de agosto, é comemorado o Dia da Cultura Nordestina, uma data para lembrar a importância da região na cultura do país. Por ser bem diversificada, a cultura nordestina possui elementos que se misturam, abrangendo a população indígena, africana e até europeia.

Foi essa diversidade de raízes étnicas que acabou dando origem a uma cultura própria da região, carregada de cores, sabores e ritmos. Entre as manifestações culturais que mais se destacam no nordeste brasileiro, estão a religiosidade, a literatura, a produção artesanal e a culinária.

Essa grandeza, que é a cultura nordestina foi reconhecida pela ONU( Unesco), conferindo à capoeira e ao frevo, o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. A escolha do dia dois de agosto para a cultura nordestina, se deu em homenagem ao cantor Luiz Gonzaga, que nos deixou nessa mesma data em 1989.

No Recife, o dia da tradição nordestina foi comemorado, logo cedo, com um café da manhã reforçado, nos principais mercados públicos. A refeição foi regada a macaxeira( conhecida como aipim, no sudeste) charque( carne-seca, para o sudestino), cuscuz e outras iguarias da cultura local. Tudo isso, acompanhado dos trios de pé-de-serra( com a sanfona, triângulo e zabumba), executando o forró mais autêntico.

E a comemoração não se limitou ao estado de Pernambuco. O dia da tradição teve agenda intensa, por todo o nordeste.

Na Bahia, se celebra o lado nordestino, a nordestinidade, de diversas formas, principalmente através da capacidade de fazer arte mesmo diante das dificuldades, uma herança daquele que instituiu essa data como o Dia do Nordestino, o cantor e compositor Luís Gonzaga.

Fonte: Nova Brasil FM

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *