Como se proteger de raios durante tempestades

Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo, e para quem vive por aqui é importante saber como se proteger em casos de tempestades, principalmente durante o verão, quando as ocorrências aumentam. De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), caem 77.8 milhões de raios por ano no Brasil.

Você sabe o que é mito e o que é verdade quando o assunto é proteção contra raios?

O que são os raios?

Toda criança tem medo de trovões, mas mal sabem elas que o perigo real, está nos raios.

Os raios são descargas elétricas que podem ser geradas a partir do atrito entre partículas presentes nas nuvens de tempestade.

Essas partículas podem ser cristais de gelo ou mesmo poeira, que se tornam carregadas eletricamente pelo atrito constante. Quando a carga extrapola o limite elétrico do ar, ocorre a descarga que conecta o céu com o solo e cria o rastro luminoso que vemos no céu.

O barulho dessa reação, que desloca uma grande massa de ar, é o que chamamos de trovão.

Qual é o perigo de ser atingido por um raio?

Se você já levou um choque no chuveiro elétrico e se sentiu desconfortável, imagine levar um choque de 1.000 chuveiros. Os raios têm uma potência elétrica de aproximadamente 30 mil Ampères, e caso atinjam uma pessoa diretamente, podem ser, e geralmente são, fatais.

Descargas elétricas podem induzir paradas cardíacas, respiratórias, além de causar ferimentos graves, como perfuração de órgãos internos e queimaduras de terceiro grau.

Como se proteger dos raios?

Para proteção contra raios, diversas medidas podem ser tomadas. Abaixo listamos as principais recomendações feitas por especialistas e profissionais da Defesa Civil.

  • Permaneça em casa em caso de tempestade, saindo somente se for extremamente necessário;
  • Os meses mais quentes são mais propensos a tempestades, como o período de dezembro a março. Fique atento à previsão do tempo e aos alertas de tempestade;
  • Se possível, retire aparelhos eletrônicos das tomadas quando houver risco de queda de raios ou utilize filtros de linha;
  • Fique longe de portas e janelas;
  • Não manipule celulares caso estejam conectados em tomadas;

Caso esteja fora de casa quando a tempestade começar:

  • Procure abrigos cobertos, e nunca fique embaixo de árvores ou próximo de construções metálicas;
  • Se estiver dirigindo, permaneça dentro do carro e evite tocar em partes metálicas;
  • Não entre no mar, piscinas ou rios;
  • Não fique em campo aberto, mas caso não tenha onde se abrigar, sente-se no chão e permaneça encolhido, mas não se deite;

De preferência, permaneça com os pés unidos e não toque o chão com as mãos.Fonte:  Getty Images 

  • Não suba para locais altos, como morros ou montanhas;
  • Não faça trilhas ou caminhadas em dias de tempestade;
  • Não fique em grupos, as pessoas também podem conduzir eletricidade, sendo assim se uma pessoa do grupo é atingida, todos sentirão a descarga;
  • Não fique debaixo de antenas ou torres de transmissão.

Para que servem os para-raios?

Além dos cuidados pessoais, existem equipamentos que podem proteger edifícios e casas, como os para-raios.

Eles são hastes metálicas que “atraem” os raios e conduzem a energia para o solo. Eles ficam em locais altos, como topos de edifícios e morros, e ajudam a evitar que os raios caiam em locais que possam gerar estragos.

Os pesquisadores têm buscado desenvolver novos métodos para diminuição de acidentes com raios. Um exemplo é o para-raios a laser que pode redirecionar a descarga elétrica. Mas ainda levará um tempo até que a tecnologia esteja completamente desenvolvida.

Mitos e verdades

Existem alguns mitos sobre os raios, como por exemplo, cobrir espelhos para dar proteção contra a descarga elétrica.

Mas não é perigoso mexer no celular, notebook ou tablet, desde que eles estejam fora da tomada, assim como os espelhos não atraem raios, portanto, não é necessário cobri-los.

Caso você ainda tenha dúvidas, pode conferir a cartilha feita pelo INPE para proteção contra raios, ou ainda, o site da Defesa Civil.

Mantenha-se seguro e evite acidentes!

Fonte: Site TecMundo

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *