Codevasf comemora Dia Mundial da Água com maior peixamento da história da 3⁠ª SR, com 150 mil alevinos no Rio São Francisco

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (CIB) chegará na marca de 1 milhão de alevinos produzidos no mês de março. Os peixes já estão sendo distribuídos nos municípios atendidos pela 3⁠ª SR da Codevasf._
Indispensável para a criação e manutenção da vida na Terra, a água tem data oficial comemorada em todo mundo. A celebração de 22 de março pretende sensibilizar sociedade e agentes públicos para o melhor gerenciamento dos recursos hídricos. Na próxima sexta-feira (22), a partir das 8h30, a Codevasf entra nessa comemoração realizando um peixamento no Rio São Francisco, o maior da história da 3⁠ª SR. Serão 150 mil alevinos (filhotes de peixe) das espécies: Piau, Pacamã e Curimatã, nativas da bacia do rio. O evento acontece no Hotel de Trânsito, localizado na Avenida Cardoso de Sá s/n.º, Orla Fluvial de Petrolina. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da Codevasf.

A 3⁠ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é responsável por realizar o trabalho de repovoamento da ictiofauna do Rio São Francisco, atividade feita pela equipe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. A construção das grandes barragens alterou o fluxo normal dos rios, sendo criadas barreiras físicas que dificultam a piracema (processo em que os peixes nadam contra a corrente para procurar locais adequados para reprodução). “Quando a gente faz peixamentos com espécies que estão com a sua reprodução reduzida estamos mantendo a fauna nativa do Rio São Francisco. Isso faz com que essas espécies não entrem em extinção”, comenta Rozzano Cavalcanti, engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro.

O peixamento também é responsável por manter a segurança alimentar dos pescadores e suas respectivas famílias, uma vez que muitos desses profissionais, além de tirar o sustento da atividade pesqueira, acabam tendo as espécies nativas do Rio São Francisco no cardápio. “A revitalização da ictiofauna tem uma importância, além de promover a saúde das bacias atendidas, trazemos também o cuidado com o meio ambiente. Com isso proporcionamos um rio saudável e garantimos emprego, renda e segurança alimentar das comunidades ribeirinhas”, destaca Edilazio Wanderley, superintendente da 3⁠ª Superintendência Regional da Codevasf.

*Investimentos*
Referência na produção de alevinos e responsável pelo repovoamento do Rio São Francisco, o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (CIB) passará por reforma. O investimento de aproximadamente R$ 1 milhão permitirá que a Codevasf mantenha o trabalho realizado no espaço. Garantindo não só a renda dos pescadores da região, mas também a segurança alimentar de suas famílias.

 

Evento: Codevasf comemora Dia Mundial da Água

Local: Hotel de Trânsito, localizado na Avenida Cardoso de Sá s/n.º-, Orla Fluvial de Petrolina

Data: 22/03, sexta-feira

Horário: 8h30

 

Fonte: Site Codevasf

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *