CNH Rural: programa que beneficia agricultores familiares está com inscrições abertas
|O Programa CNH Rural lançado pela governadora Raquel Lyra em Carnaubeira da Penha, no Sertão de Itaparica, visa beneficiar agricultores de diferentes regiões do estado. A iniciativa garante a obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por meio do Detran-PE. “Desde o dia 6 de fevereiro, o site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br ) está recebendo as inscrições para as novas 20 mil vagas, além de permitir o agendamento dos 8.741 remanejados da edição anterior, que não foram convocados”, comenta o diretor-presidente, Carlos Ferreira. O período de inscrições vai até 6 de abril.
Os pré-requisitos incluem ser morador de Pernambuco e estar cadastrado no Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF) ou possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Os interessados devem verificar os critérios específicos de cada categoria de CNH no site do órgão. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) que desejarem prestar serviços para o programa devem se credenciar junto ao Detran-PE. O benefício é de grande importância para os residentes da Zona Rural, seja para deslocamento pessoal ou transporte de produtos agrícolas.
O programa possui quatro fases: inscrição, análise e seleção dos aprovados, comprovação de documentos e início do procedimento de habilitação. Em caso de empate, critérios como ser mulher agricultora, ter mais dependentes, menor renda familiar e idade mais avançada são considerados. O Detran-PE informou que publicará periodicamente em seu site a lista de selecionados e o prazo para validação da inscrição. O Programa CNH Rural é exclusivo para agricultores familiares de Pernambuco e difere do CNH Popular, que atende desempregados e beneficiários de programas assistenciais como o Bolsa Família.
Fonte: Site Blog Dellas