Câncer de Próstata

Câncer de próstata é um tipo de câncer em que há o crescimento rápido das células na glândula que somente as pessoas do sexo masculino possuem: a próstata.

O que é câncer de próstata?

Câncer de próstata é um tipo de câncer em que há o crescimento rápido das células na glândula que somente as pessoas do sexo masculino possuem: a próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tipo de tumor mais incidente em homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Quais são as causas do câncer de próstata?

As causas do câncer de próstata estão relacionadas com fatores genéticos, excesso de gordura corporal e o avanço da idade. Há também fatores ambientais que podem auxiliar no aparecimento da doença, como fumo e exposição a produtos químicos.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Os sintomas do câncer de próstata podem demorar para se manifestar, mas em geral, aparecem em forma de:

  • dificuldade para  urinar;
  • sangue ao urinar ou ejacular;
  • insuficiência renal;
  • dor óssea.

Quais são os tipos de câncer de próstata?

Grande parte dos tumores de próstata são adenocarcinomas, que se desenvolvem a partir das células glandulares. Existem ainda dois subtipos:

  • Adenocarcinoma acinar: responsável por cerca de 95% dos adenocarcinomas.
  • Adenocarcinoma ductal: trata-se de um subtipo de incidência menos comum e frequentemente ocorre em conjunto com o adenocarcinoma acinar.

Outros tipos de câncer de próstata:

  • Carcinoma de células transicionais:  Também conhecido como câncer urotelial, esse tumor se desenvolve na uretra e se espalha para a próstata. É um tipo raro de câncer de próstata.
  • Câncer de próstata neuroendócrino: É um tipo ainda mais raro de câncer de próstata, caracterizado por não produzir antígeno específico na próstata, proteína detectada no exame de PSA.
  • Sarcoma de próstata: Esse tipo de câncer é caracterizado e por se desenvolver no músculo liso da próstata, ao contrário dos demais tipos, que se manifestam na região interior da glândula.

Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

Um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento do câncer de próstata é a idade. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer) tanto a incidência quanto a mortalidade dessa neoplasia aumentam significativamente após os 50 anos.

Porém, existem outros aspectos que podem indicar maior risco:

  • Histórico familiar: ter parentes de primeiro grau diagnosticados com câncer de próstata pode ampliar o risco em até duas vezes;
  • Dieta: homens que consomem muita carne vermelha ou laticínios ricos em gordura podem ter mais chances de desenvolver a doença;
  • Exposições a produtos químicos: aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), são alguns dos agentes que aumentam as probabilidades de desenvolvimento do câncer de próstata.
  • Tabagismo: o vício é apontado como fator de risco para diversas neoplasias, como o câncer de próstata.

Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?

Em geral, o diagnóstico acontece inicialmente pelo toque retal e avaliação do exame de PSA (Antigénio Específico da Próstata, em tradução livre do inglês Prostate Specific Antigen). A biópsia pode ser indicada para apoiar o diagnóstico após essas fases.

Como prevenir o câncer de próstata?

A melhor prevenção é o diagnóstico precoce. Por isso, é importante que a partir dos 40 anos os homens procurem o médico para realizar o exame de toque retal e buscar orientações sobre a condição de saúde da glândula.

Além disso, ter hábitos saudáveis, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo ajudam a reduzir a probabilidade de desenvolver a doença. A prática de exercícios físicos também é apontada como forma de manter uma vida saudável e evitar o risco de câncer.

O câncer de próstata tem cura?

Felizmente, dependendo do estágio em que a doença for descoberta, os tratamentos são extremamente eficazes e modernos. No entanto, se for descoberto tardiamente, ele pode se espalhar para outros órgãos e até levar à morte do paciente. Por isso, a importância de um acompanhamento médico adequado para a realização de exames periodicamente.

A escolha do tratamento para câncer de próstata deve ser feita com um especialista. É comum a indicação de procedimentos cirúrgicos, inclusive robóticos, radioterapia e a prescrição de fármacos.

Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Bahia e no Distrito Federal.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *