Brasil enfrenta o Paraguai em ‘primeira decisão’ pela Copa América
|Dorival Júnior faz nesta sexta-feira (28), contra o Paraguai, apenas o seu sexto jogo como treinador da Seleção Brasileira, mas já tem sua ‘primeira final’. O tropeço na estreia Copa América dos Estados Unidos, o 0 a 0 contra a Costa Rica, faz com que a vitória no Allegiant Stadium, em Las Vegas, seja fundamental para o objetivo de terminar como primeiro colocado do Grupo D. O jogo começa às 22h (de Brasília).
Um empate, combinado com uma provável vitória da Colômbia sobre os costa-riquenhos mais cedo (às 19h de Brasília), faria com que o Brasil só pudesse terminar como segundo da chave, levando a um provável confronto contra o Uruguai já nas quartas de final.
Mas pior do que isso, colocaria em risco até a classificação, já que na última rodada, na terça-feira (2), o adversário será a forte Colômbia.
Uma eliminação na fase de grupos da Copa América seria trágica para uma equipe que tenta se firmar com o novo treinador e que está apenas na sexta colocação das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com sete pontos após seis partidas.
“Amanhã não deixa de ser um mata-mata, mas como o próximo [contra a Colômbia] também vai ser um mata-mata. E esperamos que na final, um mata-mata, o Brasil esteja. Pelo futebol apresentado contra a Costa Rica, apesar do empate, entendo que podemos chegar até a final”, disse Dorival.
Treinador mantém o time
Apesar do resultado ruim frente aos costa-riquenhos, Dorival Júnior vai manter o time. Guilherme Arana, do Atlético, será mais uma vez titular na lateral esquerda.
Rodrygo não participou do treinamento de quarta-feira (26), mas apenas por precaução por estar com desgaste muscular. A temporada do Real Madrid-ESP, seu clube, foi mais longa do que a de outros porque chegou à final da Liga dos Campeões da Europa, no início de junho.
Endrick, mais uma vez, vai começar como opção no banco de reservas. Na avaliação de Dorival, o time foi produtivo em criar chances na estreia e isso deve ser valorizado.
Houve também eficiência no setor defensivo, que não foi vazado e que havia sofrido seis gols nas quatro primeiras partidas do treinador, que assumiu a Seleção em março.
“O futebol passa por algumas etapas importantes que você não pode queimar, porque de repente ali na frente pode pagar um preço alto. Tem que ter tranquilidade, equilíbrio e confiança naquilo que se realiza. Se a cada partida a gente gerar dúvidas em relação àquilo que está sendo feito, você acaba não saindo do lugar”, disse Dorival Júnior.
No Paraguai, o técnico Daniel Garnero tem dúvidas no meio de campo e no ataque. Uma derrota pode significar a eliminação paraguaia com uma rodada de antecipação.
Brasil x Paraguai
Brasil
Alisson; Danilo, Marquinhos, Éder Militão e Guilherme Arana; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vini Jr. Técnico: Dorival Júnior.
Paraguai
Rodrigo Morínigo; Gustavo Velázquez, Fabián Balbuena, Omar Alderete e Matías Espinoza; Andrés Cubas, Mathias Villasanti e Hernesto Caballero (Damián Bodadilla); Julio Enciso, Miguel Almirón e Alex Arce (Adam Bareiro). Técnico: Daniel Garnero.
Motivo: 2ª rodada da fase de grupos da Copa América
Data e horário: 28 de junho de 2024 (sexta-feira), às 22h (de Brasília)
Local: Allegiant Stadium, em Las Vegas (Estados Unidos)
Árbitro: Piero Maza (Chile)
Auxiliares: Cláudio Urrutia e Miguel Rocha (ambos do Chile)
VAR: Juan Lara (Chile)
Transmissão: TV Globo e SporTV
Fonte: Itatiaia