Brasil chega a 1.116 mortes por dengue, bate recorde e alcança média preocupante
|O Brasil alcançou, nesta segunda-feira (8), a marca de 1.116 mortes causadas pela dengue em 2024, segundo os dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde. O número fez o país ultrapassar, em menos de quatro meses, o recorde histórico, que era de 1.094 óbitos em todo o ano de 2023.
Na média, o país tem mais de 11 mortes pela doença a cada 24 horas. Para se ter uma ideia, nos três primeiros meses de 2023, o Brasil teve menos de 400 mortes pela dengue. Apesar dos números preocupantes, a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, afirmou na semana passada que a maioria dos estados já passou pelo pico da epidemia de dengue e que os números estão em tendência de estabilidade ou queda, a depender do estado.
O Brasil também já havia batido o recorde histórico de casos prováveis de dengue no dia 18 de março, quando o Ministério da Saúde havia registrado quase 1,9 milhão de casos da doença. Nesta segunda (8), o país já somava quase 3 milhões de casos da doença. Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná são os estados com os piores coeficientes de incidência da dengue.
Quais são os sintomas da dengue?
O quadro sintomático da dengue inclui, segundo o Ministério da Saúde:
- Febre alta (maior que 38ºC);
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo;
Além desses sintomas, o Ministério de Saúde recomenda que as pessoas estejam atentas aos sinais de alerta e de agravamento do quadro, que podem levar a choque grave e até morte. Os sinais de alarma são os seguintes:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos;
- Letargia ou irritabilidade;
- Aumento progressivo do hematócrito;
- Sangramento de mucosa.
Fonte: Itatiaia