Auxílio Gás: quem tem direito ao benefício?

O Auxílio-Gás, também conhecido como Vale-Gás, é um benefício do Governo Federal que realiza o repasse de até R$ 150 bimestralmente destinados à compra do botijão de gás de cozinha. No geral, trata-se de um valor extra para os beneficiários do Bolsa Família. Porém, nem todos os inscritos do Programa têm acesso ao Vale-Gás.

Para ter direito ao repasse ao benefício, é preciso:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com os dados atualizados;
  • Renda mensal per capita da família deve ser inferior a meio salário mínimo (R$ 706);
  • Estar inscrito no Bolsa Família.

Dispondo disso, a inclusão do benefício deve ser solicitada na unidade mais próxima do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Nesse momento, será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável familiar;
  • Identidade de todos os membros da família;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência recente.

Como receber o Vale-Gás?

A inclusão dos beneficiários do Bolsa Família no Vale-Gás ocorre de forma automática pelo Governo Federal. Entretanto, o repasse é feito de forma variada, ou seja, a cada bimestre famílias diferentes recebem o valor.

Essa medida tem o intuito de atender o maior número de famílias. Atualmente, o Cadúnico conta com mais de 40 milhões de inscritos e o Auxílio-Gás é pago para apenas cerca de 6 milhões.

Assim, para aumentar as chances de receber o Vale-Gás, é necessário manter o cadastro no CadÚnico sempre atualizado, informando ao Cras mais próximo sobre alterações na composição da família, mudança de endereço e outras modificações.

Fonte: Itatiaia

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *