Após notícias, FIFA diz que cartão azul não será usado no futebol profissional
|A FIFA negou, em comunicado no X nesta quinta-feira (8), os rumores de que um “cartão azul” seria testado no futebol profissional. Conforme o órgão, as análises da suposta nova ferramenta de arbitragem, “se implementadas, devem limitar-se a testes de forma responsável em níveis inferiores”.
A entidade também declarou que “os relatos do chamado ‘cartão azul’ nos níveis de elite do futebol são incorretos e prematuros”, mas afirma que irá discutir o assunto na Assembleia Geral da International Football Association Board (Ifab), em 2 de março, na Escócia.
O pronunciamento da FIFA ocorreu após repercussão nas redes sociais em decorrência de uma informação divulgada pelo jornal inglês The Telegraph. Conforme o veículo, o cartão azul já seria usado na próxima temporada europeia, que inicia no segundo semestre de 2024.
O protocolo do cartão se aplicaria, segundo a publicação britânica, em casos de faltas que impeçam um ataque promissor (a chamada falta tática) e reclamações exageradas com os árbitros.
Neste caso, se um atleta receber a penalização duas vezes, ele automaticamente receberia o cartão vermelho, o que eliminaria o jogador.
Fonte: UOL