Barragem de Jati está abastecida de água
|Peças de desinformação estão alegando que a Barragem de Jati estaria seca e a população atendida sem água. De acordo com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável pela gestão do Projeto de Integração do rio São Francisco (PISF), manobras operacionais são realizadas, com intuito de otimizar todo sistema e garantir os atendimentos das demandas dos estados beneficiados, motivo pelo qual não está passando momentaneamente água pelo vertedouro do Reservatório de Jati.
Ainda segundo com o MIDR, os reservatórios do Eixo Norte do PISF, inclusive o de Jati, estão com capacidade suficiente para o atendimento das demandas atuais, em média a acumulação dos reservatórios é cerca de 66%. A pasta destaca também que as solicitações feitas pelos estados beneficiados, vem sendo atendidas normalmente.
Em fevereiro deste ano, o Governo do Ceará solicitou a abertura da Barragem de Jati ao MIDR, e peças de desinformação à época também repercutiram informações falsas. Foram beneficiadas a região metropolitana de Fortaleza e outras 24 cidades. As águas deixaram a Barragem de Jati em uma vazão de 6,5m³ por segundo — quase 50 carros-pipas por minuto — e seguiram pelos 53km do trecho emergencial do Cinturão das Águas do Ceará (CAC).
Diante da produção das imagens, o MIDR ressalta que, para acessar as estruturas do Projeto de Integração do São Francisco, é necessário que haja uma solicitação prévia ao ministério, uma vez que é imprescindível a preservação do patrimônio público, bem como das pessoas, por se tratarem de estruturas complexas de engenharia.