QUANTO CUSTA SER PREFEITO? EM SALGUEIRO E NO BRASIL.
|
O sarrafo das eleições municipais no Brasil tem ficado cada vez mais “atrepado”. Apesar de tudo, ainda reina a hegemonia dos mais aquinhoados. O poder econômico ainda tem prevalecido, mesmo que a revelia dos órgãos de fiscalização e combate à essas práticas.
Muito tem se relutado para a unificação das eleições no Brasil, no sentido de evitar gastos excessivos e abusivos, mas isso tem encontrado muita resistência por parte de alguns políticos.
As eleições no Brasil estão entre as mais caras do mundo, diz matéria publicada pelo site Senado Notícias. Vários projetos já foram apresentados na casa para alterar o financiamento eleitoral no Brasil e muitos ainda tramitam conforme levantamento realizado pela consultoria legislativa do senado federal.
A nível de Brasil, as eleições municipais de 2020, apesar de ter sido atípica devido a pandemia do covid 19 e várias restrições devido à ela impostas, foram gastos mais de dois bilhões de reais de fundo eleitoral. O Brasil tem hoje 5570 municípios. Minas Gerais com o maior número deles 853, seguido de São Paulo o segundo colocado com 645 e em contrapartida o estado de Roraima com o menor número num total de 15 cidades.
Levantamento feito com os políticos que mais gastaram no Brasil nas eleições municipais de 2020. Foram eles os prefeitos eleitos que mais gastaram em reais.
1_BRUNO COVAS PSDB PREFEITO SÃO PAULO 20 MILHÕES.
2_BRUNO SOARES REIS DEM SALVADOR 12 MILHÕES
3_JOÃO CAMPOS PSB PREFEITO RECIFE 10 MILHÕES.
Já para Vereadores, campeões de gastos do Brasil, o recordista também vem de São Paulo.
1_MILTON LEITE SILVA DEM SP 2.5 MILHOES.
2_MARIA LAURA CARNEIRO DEM RJ 1.100
MILHÃO.
3_RODRIGO GOULART PSD RJ 1.100 MILHÃO.
Para 2024 foram reservados quase 5 bilhões do fundo partidário. Os partidos PL e PT irão receber os maiores valores nas próximas eleições para turbinarem as suas campanhas,em torno de 30% do montante, o equivalente a um bilhão e meio de reais.
EM SALGUEIRO, município com aproximadamente 62 mil habitantes, destes 40 mil aptos a votar no dia 06 de Outubro. Apesar das duas maiores forças politicas que revezam no poder há decadas, a força do dinheiro tem feito a diferença. Nas duas últimas eleições municipais vencidas por partidos diferentes, isso ficou bem explícito. O dinheiro tem sido o fiel da balança, o esborro do copo cheio.
O peixe, a onça e a boa estratégia têm feito a volatilidade de um grupo de eleitores que migram de um partido para outro como se troca de roupa.
“Dinheiro na mão, voto fora ou registrado na urna”, isso mesmo pasmem! Muita gente tem recebido dinheiro para não ir votar, infelizmente essa prática tem sido recorrente no município.
Com as eleições municipais 2024 batendo na porta, muitos nomes surgem. Alguns até já lançaram as suas pré candidaturas. Desses, nomes novos e velhas raposas. Muitos alinhavos e costuras de alianças políticas têm se noticiado, mas o que é sabido por todos é que só isso não basta, tem que se ter uma boa e gorda conta bancária além de disposição pra gastar se quiser concorrer com chances de vitória pra sentar na cadeira de prefeito da maior cidade do sertão central – são especuladas cifras na casa de 4 a 5 milhões de reais para desembolsar numa campanha. Dinheiro que gente boba não conta.
.
“A rapadura em Salgueiro é doce, mas o preço dela é salgado.
Por Djacy Nunnes.