DEU JACARÉ NA SESSENTA HOJE NAS RUAS DE SALGUEIRO.
|
Bastou o sinal do início da chegada das primeira chuvas no sertão para surgirem desfilando pelas ruas calçadas dos paredões do açude velho no município de Salgueiro, um dos animais mais famosos do jogo do bicho, trata se do bicho jacaré.
Nativos dos Estados Unidos, esse réptil predador e protetor dos seus filhotes, tem uma grande resiliência e é de fácil adaptação, caçador assertivo contra as suas presas se deslocam lentamente nas águas.
Ossos e patas curtos,cauda alongada e dentição pontiaguda são características desse réptil, os dentes são repostos sempre que perdem constantemente.
Um jacaré possui de 74 a 80 dentes e chega a viver 80 anos.
Um animal dessa espécie pode permanecer até 24 horas submerso. Gosta de tomar sol e sempre de boca aberta, para repor a temperatura do seu corpo, são carnívoros e se alimentam de peixes, aves insetos e mamíferos,os jacarés são ovíparos chegando até 30 filhotes.
Reza se a lenda que a soltura desse animais no famoso açude velho em Salgueiro,ocorreu a mando de um empresário local bem aquinhoado que querendo se livrar do criatório,que tinha no jardim aquário da sua casa,mandou soltar nas águas turvas do velho açude, toda jacarezada.
“Jacaré que cochila, vira bolsa e cinto de madame”.
Blog Sertão em Revista
Djacy Nunnes.