Amupe e Caixa debatem financiamento do FGTS para infraestrutura municipal

Em busca de alternativas para garantir investimentos nos municípios pernambucanos, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, se reuniu nessa quarta-feira (16) com a equipe técnica da Caixa Econômica Federal. O encontro discutiu o uso de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como uma modalidade de financiamento ainda pouco explorada pelas gestões municipais, mas que oferece condições vantajosas para obras de infraestrutura, como juros de 6% ao ano e contratações rápidas.

 

Além do FGTS, os gestores discutiram também o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), já conhecido pelos prefeitos, mas com condições menos competitivas em comparação ao FGTS. Marcelo Gouveia destacou a necessidade de capacitar os gestores para acessar esses recursos e superar a burocracia no processo de contratação, facilitando o acesso dos municípios a novas formas de financiamento.

 

A reunião contou com a presença de representantes da Caixa, como Cintia Lima, superintendente Nacional do FGTS, e Marcelo Maia, superintendente da Rede Recife, além de membros da Amupe. A associação se colocou à disposição para intermediar e orientar as gestões municipais na captação de recursos através dessa alternativa, que pode ser essencial para a realização de obras estruturantes em todo o Estado.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *