1.942 cidades brasileiras têm moradores em áreas de risco

Segundo levantamento feito pela Casa Civil e pelo Ministério das Cidades, 1.942 municípios brasileiros têm moradores em regiões suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e enchentes. O número corresponde a 34% do total de 5.570 municípios do país e indica um aumento de 136% em relação ao número obtido em levantamento da Casa Civil no ano de 2012, quando 821 municípios foram considerados em situação crítica.

No total, são 8,9 milhões de pessoas morando em áreas de risco Conforme a nota técnica do governo, o cenário aponta a necessidade de promover ações governamentais coordenadas destinadas à gestão de risco e prevenção dos desastres.

O mapa considerou dados levantados até 2022 por fontes como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Serviço Geológico do Brasil e o Atlas de Vulnerabilidade a Inundações, produzido pela Agência Nacional de Águas (ANA). O objetivo foi atualizar a lista de locais a serem priorizados com obras de prevenção de risco, como contenção de encostas, macrodrenagem e barragens para controle de cheias.

No levantamento realizado em 2012, foram identificados 34 municípios paranaenses em áreas de risco. Até a divulgação completa dos dados do último levantamento, é possível consultar os relatórios sobre a ocorrência de desastres no estado a partir do sistema de monitoramento da Defesa Civil do PR.

Fonte: MPPR

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *